Sobre

Durante o período de inscrição, o Rumos Itaú Cultural desenvolve palestras e debates pelo Brasil, divulgando o edital e estimulando a produção e o debate em todas as regiões do país. Neste blog, criado para a edição 2009 do programa e em atividade desde então, você acompanha a repercussão das atividades em cada cidade, mas não só. As edições passadas do Rumos continuam resultando em shows, cursos, exposições, publicações, enfim, continuam dando o que falar. A história, as histórias, os bastidores, as idéias que movem o programa são a matéria-prima do que o leitor encontra aqui.

Criado em 1997, o Rumos visa estimular e difundir a produção artística e intelectual de todo o Brasil. Cada uma das áreas desenvolve ações específicas, mas a noção de continuidade é comum a todas elas: uma vez selecionados e finalizados, os trabalhos costumam ser apresentados em mostras, shows e outros eventos em todo o território nacional. E mais: as obras ainda podem ser transformadas em produtos (livros, séries de CDs e DVDs etc.) que serão distribuídos gratuitamente a instituições culturais e educacionais, disponibilizados na internet e para emissoras parceiras de TV e de rádio. Os interessados em participar podem se inscrever em mais de um edital, desde que com projetos diferentes.

Sobre o editor

Reuben da Cunha Rocha (São Luís/MA, 1984) é jornalista, escritor e tradutor, com trabalhos publicados em revistas como Poesia Sempre (Biblioteca Nacional), Revista de Autofagia, Cult e Continuum, do Itaú Cultural. Em 2004, foi selecionado da primeira edição do Rumos Jornalismo Cultural. Atualmente é aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da USP, e editor da revista Semeiosis, do Grupo de Pesquisa Semiótica da Comunicação.

18 thoughts on “Sobre

  1. Entrei no blog para ver o que tinha acontecido na passagem do itau cultural em minha cidada (Natal) e nada de documentos. Houve algo nos dias marcadaos 25 e 26/03?
    É que não fiquei sabendo a tempo de vossas participação em nossa cidade, falta de comuinicação entre a galera da dança.
    Bom como sou ativo participante do movimento da dança local gostaria de saber e quais pontos debatidos e me prontifico a participar no blog sobre o movimento da dança potiguar.

    grande abraço

    • Olá!
      Entrei em contato, pois gostaria de falar ainda hoje com a Curadora Vania Leal, mas só que eu não tenho o endereço de seu e-mail.

      P.S Eu estive com a Vania Leal no encontro com os artistas aqui em Tocantins.
      Att.
      Solange Alves

      • Cara Solange,

        Encaminhei sua mensagem à Vânia, que deve entrar em contato com você.

        Um abraço,

  2. Sou o idealizador e hoje coordenador da Biblioteca Comunitária Muniz, Manoel e Joana e já possuimos mais de 50 mil obras. Fundamos a Associação Cultural da Zona Oeste, que está em fase de constituição legal. Até o registro da doação 1.080, o acervo encontrava-se na residência do presidente (o subscritor). Todavia a doação estratosférica de 50 mil obras inferiu a necessidade de sede própria e uma série de necessidades materiais e humanas.
    Estamos indo bem, mas com muito sacrificio. Recebemos por empréstimo um imóvel de cerca de 130m² e estamos providenciando os preparativos para a alocação das obras, etc.
    Nossa idéia é a de uma biblioteca viva. Em outras palavras: realizando palestras, oficinas e o0utros eventos. Assim como a “Casa do Saber”, por exemplo.
    Indago sobre a possibilidade de interatividade entre nossa associação e o Itaú Cultural.

    Muito obrigado

  3. Gostaria de saber se os roteiros dos projetos inscritos na categoria documentario experimental edital do rumos Itaú podem ser apresentados no formato técnico adotado pelo do doc tv IV – uma sugestão de estrutura fílmica
    Sugestão de Estrutura
    (Sugestão de estrutura do documentário a partir da(s) Estratégia(s) de Abordagem. Não se pretende um roteiro a descrição definitiva do que será o documentário, e sim uma exposição de como o autor-proponente pretende organizar as Estratégias de Abordagem no corpo do filme. A apresentação pode ser feita livremente a partir de texto corrido ou blocado); ?
    Maria Augusto

  4. Ola Maria Augusto.
    Pode sim. Neste formato está ok. Observe tb as outras informaçoes que deverão ser enviadas com o projeto.
    abs

  5. Olá!
    Essa é a primeira vez que visito o site e me interessei sobre os debates que acontecem em todas as capitais… gostaria de saber se já aconteceu em Campo Grande – MS, onde moro, porque nunca ouvi divulgação a respeito. Se ainda não aconteceu, gostaria de saber se existe data para isso.
    Grata!

    Aline

    • Oi, Aline
      Já aconteceu sim. Dê uma olhada no link”Programação”, ou na categoria “Campo Grande” na barra lateral.
      Abraço

  6. .

    Olá.
    Existe alguma forma de contactar-me à Sonia Sobral?
    Tenho procurado por algum email no idança, ou por aqui, e sem sucesso.
    É a respeito de uma publicação, lançada aí pelo Rumos.
    Grato.

    .

    • Cara Fernanda,

      Por favor, entre em contato com o Espaço Cultural da Paraíba, onde ocorreram os mini-cursos, para tirar esta dúvida.

      Abraço,

  7. Olá!
    Estou super empolgada com este RUMO que me apareceu… Muito embora preciso de umas dicas para trilha-lo.
    Gostaria de informações sobre o Rumos em Porto Alegre – RS e como uma artista plástica pode se inscrever para participar do projeto em 2011? Como funciona?

  8. Boa tarde,

    Gostaria de entrar em contato com a assessoria do evento para possível matéria para o site Paulista 900, sobre a avenida Paulista e arredores. Estou preparando uma matéria sobre cultura digital e a exposição seria fundamental para a reportagem. Se for possível, também gostaria de receber press-release com foto no email ilattab@gmail.com.

    Muito obrigada,
    Isadora Attab.

  9. Caro Rueben,

    Já existe uma previsão de quando será publicada a programação dos editais Rumos Itaú Cultural para 2012?

    Aguardo retorno
    Atenciosamente
    Cassandra

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s