Tem início hoje, na sede do Itaú Cultural, em São Paulo, programação dupla do Rumos Arte Cibernética. Primeiro, a mostra que apresenta os trabalhos selecionados nas edições 2006 e 2009 do programa. Algumas das obras presentes na exposição o leitor já conhece, das entrevistas realizadas com os artistas Leandro Araújo e Leandro Trindade para este blog.
O conceito de arte cibernética diz respeito à interação constante entre o público e o objeto artístico (e/ou entre subsistemas desse objeto), num “processo de causalidade circular que pode acarretar a mudança de objetivos tanto para o espectador quanto para a obra”, como explica o texto de apresentação da mostra.
A segunda parte dessa dose dupla é o Simpósio Rumos Arte Cibernética, em que serão apresentados os estudos contemplados na carteira Apoio à Pesquisa Acadêmica do edital. De hoje ao dia 2 de julho, as dissertações ou teses selecionadas em 2006 e 2009 vêm a público no evento, que terá transmissão ao vivo e contará com a participação dos internautas.