Jornalismo Cultural em 3 tempos

Um. Logo mais, no CIC (Centro Integrado de Cultura), em Florianópolis, acontece o laboratório Em Busca do Personagem, com o jornalista e escritor José Castello. Das 15h às 18h30. Voltada a profissionais e estudantes de jornalismo, a atividade oferece uma reflexão sobre o que deve ser um olhar singular para o jornalista cultural — livre de clichês, do óbvio e do mero exótico. A definição do projeto, a organização da pauta  e as técnicas de entrevista são alguns dos tópicos abordados.

Dois. Amanhã, ainda na ilha, no mesmo horário e local, é a vez do jornalista e professor Fábio Malini capitanear o laboratório Como Fazer na Internet Coberturas Ao Vivo de Eventos Culturais. A proposta é a criação de uma web TV ao vivo para que os participantes exercitem a produção desse tipo de cobertura de eventos culturais. Toda feita em streaming (via celular e twitcam). O Laboratório se divide em duas fases, «como fazer a cobertura ao vivo de eventos culturais pela internet» (conteúdo teórico e técnico, mostrando algumas ferramentas de fácil acesso que possibilitam a transmissão ao vivo de conteúdos para a rede), e «ao vivo» (atividade prática composta de produção de textos, vídeos e fotos, enviando o material para a rede).

Três. Sexta-feira, dia 06, no Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, das 14h às 17h30, o escritor Luiz Ruffato conduz o laboratório Jornalismo Cultural e Literatura. A proposta é discutir pontos convergentes e divergentes entre Jornalismo Cultural e Literatura. O que transforma a história de um personagem real em reportagem ou peça de ficção? O que há de romanesco no cotidiano? Em que momento o texto ganha uma transcendência e transforma-se em literatura? É possível escrever uma reportagem a partir de uma peça de ficção e uma ficção a partir de uma reportagem?

E você, vai perder?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s