O fim de semana do Jornalismo Cultural

Neste fim de semana, a caravana do Rumos Jornalismo Cultural participa de dois eventos do FNPJFórum Nacional de Professores de Jornalismo –, um dos parceiros do programa. O Encontro Mineiro de Professores de Jornalismo, que acontece na Universidade Federal de Viçosa, e o Encontro Gaúcho de Ensino de Jornalismo, que acontece na Universidade de Santa Cruz do Sul, na cidade de mesmo nome, nos dias 8 e 9, isto é, hoje e amanhã.

Nesta sexta, dia 8, no Encontro Mineiro, ocorre a mesa Mapeamento do Ensino do Jornalismo Digital no Brasil em 2010, conduzida pelos palestrantes Bernardete Toneto e Leo Cunha, apresentados por Babi Borghese, do Núcleo Diálogos do Itaú Cultural, responsável pelo Rumos Jornalismo. Trata-se de uma apresentação da pesquisa realizada pelos 8 professores selecionados para o Rumos Jornalismo Cultural 2009-2010.

Bernardete Toneto coordena o curso de jornalismo da Unicid – Universidade Cidade de S.Paulo, onde também leciona. Mestre em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina, pela Universidade de São Paulo (USP), e membro do Centro de Estudos Latino-americano de Comunicação e Cultura (Celacc). Leo Cunha é professor do curso de graduação da UniBH, e doutorando em Cinema na UFMG. Mestre em Ciência da Informação pela UFMG, graduou-se em Jornalismo e em Publicidade pela PUC-Minas. Professor da PUC-MG, na Pós-Graduação em Produção e Crítica Cultural.  Autor de mais de 40 livros, recebeu os prêmios Nestlé, Jabuti, FNLIJ, João de Barro, entre outros.

Em Santa Cruz do Sul, igualmente tem lugar a mesa sobre o Mapeamento do Ensino do Jornalismo Digital. Os palestrantes são os professores Alex Primo e Vivian Belochio, com apresentação de Claudiney Ferreira, do Núcleo Diálogos do Itaú Cultural.

Alex Primo é professor da UFRGS, em Porto Alegre. Doutor em Informática na Educação (UFRGS), com tese premiada pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e pela Sociedade Brasileira de Informática na Educação. Foi mediador do Fórum Virtual de Discussão sobre Jornalismo, que reuniu professores selecionados no Rumos Jornalismo Cultural 2009-2010. Vivian Belochio é jornalista. Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e doutoranda em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi assistente de pesquisa do Fórum Virtual de Discussão sobre Jornalismo.

Além das mesas, nos dois eventos haverá divulgação do edital 2011-2012, com a tradicional barraquinha, que o leitor de outras aventuras bem conhece. Em Viçosa, a intrépida Babi Borghese fará as honras do Jornalismo Cultural, e para a mesma tarefa em Santa Cruz do Sul, contaremos com o luxouso auxílio do jornalista Augusto Paim, contemporâneo deste que vos traça linhas na primeira edição do programa (2004-2005), e desde então colaborador do Instituto.

O leitor interessado pode acessar com exclusividade o material de apresentação das mesas, sobre o Mapeamento. É só clicar.

Anúncios

2 thoughts on “O fim de semana do Jornalismo Cultural

  1. Pingback: O que o Rumos Jornalismo Cultural viu e disse e ouviu em Santa Cruz do Sul | Rumos Itaú Cultural

  2. Pingback: Sintonize nesta seção | Rumos Itaú Cultural

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s