Rumos Jornalismo Cultural 2010: tenha já na sua estante

Amigo leitor, amiga leitora, você que ora transita pelo mal-traçado destas linhas, re-bem-vindo, venha mesmo, venha vindo que já começou mais uma edição do Rumos Itaú Cultural, essa viagem de muitos começos, destinos, re-começos e caminhos, idas e vindas e veja: para começar, que tal conferir gratuitamente, no conforto da sua tela, duas publicações que resultaram da última edição do Rumos Jornalismo Cultural, hein? Pois é, com edital novo na praça o Rumos Jota-Cê ainda colhe os frutos de edições passadas, colhe e espalha, é claro.

Pois bem. O primeiro dos volumes é o Mapeamento do Ensino de Jornalismo Digital no Brasil em 2010, trabalho pioneiro, resultante de oito meses de pesquisa dos professores selecionados da última edição do programa. A partir do diálogo com universidades de todo o Brasil, o livro oferece um panorama do ensino do jornalismo online e, de quebra, dos cursos de comunicação do país.

Já o segundo é resultado direto do Colóquio Rumos Jornalismo Cultural, que reuniu estudantes, jornalistas e pesquisadores para discutir o lugar do jornalismo em meio às mudanças tecnológicas e às demandas de mercado que há pelo menos dez anos viraram de cabeça para baixo a profissão. Ali, numa das mesas, os editores Luis Antonio Giron, Matinas Suzuki Jr. e Guillermo González foram desafiados a apresentar algumas propostas fundamentais para a criação duma revista de cultura. A mediação do papo foi feita pelo jornalista e escritor José Castello, que assim nomeou a empreitada: princípios inconstantes. E não deu outra: pRINCÍPIOS iNCONSTANTES virou livro, apresentando ao leitor a síntese do que se pensou naqueles dias.

Estas e outras publicações estão disponíveis no canal do Itaú Cultural no Issuu. Clicaê que vale a pena.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s