Você se lembra…

…do Rumos Música em Floripa? Então. Edson Natale, coordenador da área no Itaú Cultural, faz o retrato falado do encontro. Alô, circuitos musicais dos rincões desse Gigante Brasil: saquem a empolgação e a vontade de fomentar discussão, criação e circulação de sons e ideias. Então:

Em minutos, após dar entrada no hotel, estava em um restaurante almoçando com Israel do Vale (que agora mora em Florianópolis) e Zimmer e Xuxú, comandantes do Coletivo Insecta. Na mesa também o mineiro, do Vale do Jequitinhonha, Pedro Morais. O assunto? Música.

A expectativa para o Seminário Rumos Música era bacana e, mais do que isso, existia, porque houve um trabalho articulado e minucioso do próprio Israel e do Coletivo Insecta, que visitaram algumas cidades do estado para que alguns músicos, gestores e produtores também participassem do seminário.

O mediador e anfitrião Israel do Vale. Crédito: Cia de Foto

Dá-lhe prosa. Rápidas impressões sobre isso e aquilo (sempre música), como se todos estivessem em aquecimento para as conversas a respeito das organizações coletivas, participação dos músicos em debates e processos de questionamentos, elaborações de propostas, participação frequente e ampliada nas agendas nacionais da música, que estão em curso, capitaneadas pelas organizações nascidas na sociedade civil, em ambientes musicais por excelência. É importante que se ressalte o papel da Funarte nisso tudo, especialmente do Cacá Machado e Thiago Cury…

…mas vamos: o seminário aconteceu de forma bem intensa e com muuuita participação da cena local. Desde a exibição do Documentário Rumos e logo após a avant première do programa Rumos Música como o Cravo da Terra, grupo musical de SC que foi selecionado no Rumos Música edição 2007/2009. O “time” escalado para os debates foi Dedé Ribeiro (produtora do RS), Beth Moura (produtora do PR) e Zimmer (Coletivo Insecta/SC). E essa proposta, de uma discussão das possíveis aproximações e dificuldades do amadurecimento de um “circuito regional”, que por sua vez pudesse se integrar as outros circuitos regionais, foi uma demanda dos próprios músicos do estado.

A sala estava lotada, cerca de 90 pessoas, e foi muito legal e efetiva a participação do grupo. A segunda mesa começou por volta das 19h e durou até 21h15, com Marcos Espíndola, Abonico Smith e Fabiane Tomaselli (da Rádio UFSC FM), e mediação de Israel do Vale. 

No dia seguinte, nova sessão de trabalhos a discutir os coletivos, as novas configurações, as estratégias, visões, e um encontro que foi batizado de Laboratório de Experiências e Ações Inovadoras com Espaço Cubo, Fórum Permanente de Música,  Movimento MPB (Música Para Baixar) e SConectada. 

A sensação foi a melhor possível. Ver que a música de Santa Catarina vive um momento guerreiro é bom demais. Melhor ainda saber que o Seminário Rumos Música pode colaborar com tudo isso. As expressões ao final eram as melhores — “rolou um curto-circuito!”, “pegou geral, agora é com a gente: quando vamos encontrar?”…

…vida longa ao SConectada e todas as articulações e resultados que virão desse ajuntamento de gente musical. Também a UFSC foi uma parceira fundamental na realização disso tudo (obrigado Clóvis, Zeca e Marquinhos!). Salve!

E salve! Vamos ao próximo! Boa Vista, Roraima em 23 de abril!

Anúncios
This entry was posted in Rumos 2010 and tagged , , by reuben da cunha rocha. Bookmark the permalink.

About reuben da cunha rocha

São Luís (MA), 1984. Jornalista, escritor e tradutor, com trabalhos publicados em revistas como Poesia Sempre (Biblioteca Nacional), Revista de Autofagia, Cult, Modo de Usar & Co. e Continuum, do Itaú Cultural. Em 2004, foi selecionado da primeira edição do Rumos Jornalismo Cultural. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, também é editor da revista Semeiosis, do Grupo de Pesquisa Semiótica da Comunicação.

One thought on “Você se lembra…

  1. Pingback: Rumos na Intercom Sudeste « Rumos Itaú Cultural

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s