A hora e a vez das Artes Cênicas

Enquanto em Aracaju já dá pra se inscrever nos mini-cursos do Rumos Literatura, em Porto Velho, Goiânia e Belo Horizonte é só chegar, chegado leitor, que inscrição nem é preciso. Está dada a largada pros seminários de divulgação do recém-nascido Rumos Teatro, que ganham o Brasil a partir desta semana. A itinerância começa nesta quarta, dia 7, com a programação que você lê abaixo.

Ainda em abril, também acontecem encontros em Palmas e Teresina, e em maio é a vez de Natal e Curitiba receberem a turma das artes cênicas. Não mude de canal nem troque de estação, que novidades vêm em breve. Confira as primeiras coordenadas e bom começo de semana:

7/04 – Porto Velho – Sesc Rondônia –  Seminário com Kil Abreu
Av. Presidente Dutra, 4175 – Bairro: Pedrinhas.
CEP: 76.801-327 – Porto Velho/RO.

Sobre o seminário. O contexto: os diferentes modos de produção, o teatro de grupo e a pesquisa artística na cena contemporânea. Definições de “grupo” e “pesquisa”, segundo a produção brasileira atual. Retrospecto: breves apontamentos sobre o teatro de grupo no Brasil. Questões: a criação compartilhada e os intercâmbios artísticos. Pesquisa, formação e pensamento em bases colaborativas. 

09/04 – Goiânia – Centro Cultural Martim Cererê –  Seminário com Fernando Villar
Rua 104-F Q.F18 Setor Sul Goiânia Goiás

Sobre o seminário. No contexto da diversidade teatral super e hipermoderna, buscaremos aproximações conceituais e estéticas sobre teatro de grupo, pesquisa artística e processos colaborativos no Brasil, sem perder uma conexão com poéticas contemporâneas internacionais, permeadas pelo hibridismo e pela abertura de diferentes formas e frentes de pesquisa em arte. Rápida perspectiva histórica com alguns grupos de teatro que pesquisam, publicam e/ou performam suas produções no Brasil, Estados Unidos e Europa. Pesquisa em artes cênicas no Brasil dentro e fora do campus universitário.
 
14/04 – Belo Horizonte – Palácio Das Artes –  Seminário com José Fernando Peixoto Azevedo
Avenida Afonso Pena 1.537, Centro, CEP: 30130-004 – Belo Horizonte – MG

Sobre o seminário. A especificidade do “teatro de grupo” está no modo como esse teatro participa da história geral do teatro brasileiro, e é bem possível que tal inscrição se revele na trajetória dos grupos, em suas formas de organização e de produção. Uma estética teatral se esboça na produção contemporânea e algumas questões se apresentam: o que define um grupo, e o teatro de grupo? Como especificar seu trabalho e sua investigação artística? Trata-se de um movimento? Quais suas formas de permanência e intercâmbio? Há uma noção de forma que o abarque? E que teatralidade se produz aí, no contexto de uma sociedade do espetáculo?

Sobre os ministrantes

Fernando Villar é diretor, autor, encenador e performador. Graduado em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília (1983), pós-graduado em Direção no Drama Studio London (1991) e Ph.D em Teatro na University of London (2001). Professor do Departamento de Artes Cênicas e do Mestrado em Arte da Universidade de Brasília.

José Fernando Peixoto é dramaturgo e diretor do Teatro de Narradores, e professor da Escola de Arte Dramática da USP. Doutor em Filosofia pelo Departamento de Filosofia da USP. Foi editor da Revista Camarim e tem artigos publicados, entre outros, nas revistas Reportagem e Vintém.

Kil Abreu é jornalista, crítico e pesquisador de teatro. Ex-diretor do Departamento de Teatro da Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo. Compõe o júri dos prêmios Shell e da  Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). É Curador do Festival Recife do Teatro Nacional.

Anúncios

One thought on “A hora e a vez das Artes Cênicas

  1. Pingback: A semana no Rumos « Rumos Itaú Cultural

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s