Prosa, poesia e crítica literária em Alagoas

Esquentando o caldo do Rumos Literatura 2010-2011, aquecendo a voz, ou melhor, as vozes para a conversa, o Itaú Cultural, em parceria com o SESC de Alagoas, abre inscrições para os mini-cursos Crítica de poesia: tiques, toques e truques, com o professor e poeta Wilberth Salgueiro, e Crítica & ficção no Brasil: uma leitura do presente, com o professor e escritor Flávio Carneiro

Por dois dias (um pra cada curso), ali no Sesc Poço, se discute o panorama da produção literária contemporânea na prosa e na poesia, e suas relações com a prática crítica. Topa? É só conferir direitinho o serviço ali embaixo, clicar nos títulos dos mini-cursos pra ler os textos de apresentação dos ministrantes (mais bibliografia, pra ficar afinado), e se ligar que as inscrições vão só até sexta, dia 19.

Alô, Nordeste: semana que vem tem mais, em Recife e João Pessoa. Mais informações em breve, num post perto de você.

Mini-cursos Rumos Literatura: 20 e 21/03 (sábado e domingo) – Sesc Poço

Horário: 9h30 às 12h30 e 14h às 18h (nos dois dias)
Local: Sesc Poço – auditório Maron Emile Abi Abib – Rua Pedro Paulino, 40, Poço – CEP 57025-340 – Maceió, AL – Fone: (82) 2123-2440 e 0800 284 2440
Público: Inscrições apenas pessoalmente em outro Sesc: Coordenação Artístico-Cultural (CARC) – Unidade SESC Centro (Rua Barão de Alagoas, 229, Centro – CEP 57020-210. Informações pelo tel.: (82) 3326-3133 / (82) 3326-3700 e  sescliteratura@gmail.com    
Vagas: 50 – inscrições gratuitas
Período de inscrições: até 19/03/10
Certificados para quem cumprir ao menos 75% da carga horária
 
20.03
9h30 às 12h30 e 14h às 18h

Crítica de poesia: tiques, toques, truques

Este curso se propõe a apresentar um instrumental crítico e teórico para que o leitor de poesia possa firmar critérios e valores próprios e, daí, apreciar a força e a forma de uma obra poética. A exposição do instrumental se dará em paralelo a análises de poemas brasileiros contemporâneos, sobretudo a partir da década de 1980.

Com Wilberth Salgueiro (Rio de Janeiro/RJ). Mestre e doutor em Letras, pela UFRJ. Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras na UFES e pesquisador-bolsista do CNPq. Autor de, entre outros, Lira à brasileira: erótica, poética, política, Forças & formas: aspectos da poesia brasileira contemporânea (dos anos 70 aos 90) e Personecontos.
 
21.03
9h30 às 12h30 e 14h às 18h

Crítica & ficção no Brasil: uma leitura do presente

O propósito do curso é discutir algumas questões sobre o exercício de uma crítica literária que se arrisca a falar não apenas de obras e autores canônicos mas do que está sendo produzido hoje no Brasil na área de ficção. Os princípios norteadores dessa crítica, seus critérios, seus recortes são alguns dos pontos tratados, juntamente com a apresentação de um mapeamento da ficção brasileira atual.

Com Flávio Carneiro (Goiânia, GO). Escritor, roteirista, crítico literário, professor de literatura da UERJ e autor de doze livros, entre contos, romances, crônicas, ensaios e novelas para crianças e jovens. Escreveu também dois roteiros para cinema. Seus livros mais recentes são o romance A Confissão e o livro de crônicas Passe de Letra: futebol & literatura, ambos publicados pela Rocco.

Anúncios

2 thoughts on “Prosa, poesia e crítica literária em Alagoas

  1. Pingback: Rumos Literatura em Recife e João Pessoa « Rumos Itaú Cultural

  2. Pingback: Rumos em Aracaju « Rumos Itaú Cultural

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s