Selecionados Rumos Jornalismo Cultural

Alô, alô, internauta. Para quem ainda não viu, veja: já está no ar a lista de novos rumeiros do jornalismo cultural. Faça as contas: são doze estudantes (entre as categorias Mídia Impressa, Mídia Audiovisual, Mídia Sonora e Web-reportagem) e oito professores de Comunicação Social, escolhidos entre 285 inscrições enviadas de 125 faculdades e 91 cidades do Brasil varonil.

Para os curiosos, algumas curiosidades:

— nesta edição do programa, somente Amapá e Rondônia não enviaram inscrições. Que, por sinal, ultrapassaram as da edição anterior (285 contra 238).

— Dos 25 estados representados, 10 pintaram na lista de selecionados: Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

— O Rio apresentou o maior número de contemplados – quatro –, seguido por Rio Grande do Sul e São Paulo, com três, cada. Bahia, Maranhão e Paraíba, com dois. Mato Grosso do Sul, Minas, Piauí e Santa Catarina, com um, cada.

— A faixa etária dos selecionados também se destaca: ela diminuiu, tanto na carteira Estudante quanto na Professor, em relação à edição anterior. Os estudantes têm entre 19 e 23 anos, enquanto os de 2007 tinham entre 19 e 27. Os novos professores têm entre 29 e 47 anos, enquanto os anteriores tinham entre 28 e 57 anos.

— Outra particularidade é a presença pela terceira vez consecutiva de selecionados da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) na carteira Estudante – a universidade foi a única a ter contemplados em todas as edições do programa. Enquanto isso, a Universidade Federal da Paraíba foi a única a ter aluno e professor selecionados, depois de ter um professor selecionado em 2007.

— As universidades federais de Santa Catarina (UFSC), Mato Grosso do Sul (UFMS), Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP) tiveram alunos contemplados pela segunda vez consecutiva, enquanto o Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) comparece com um professor, como na edição passada.

Vamos aos nomes, então?

Anúncios

One thought on “Selecionados Rumos Jornalismo Cultural

  1. Pingback: As caras novas do (Rumos) Jornalismo Cultural «

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s