Cinema, vídeo e Kiko Goifman

 

O canal do Itaú Cultural no YouTube acabou de subir este depoimento do diretor Kiko Goifman, selecionado Rumos Cinema e Vídeo 2001-2002. No vídeo, o cineasta aborda sua relação com a forma do documentário, os temas que tem perseguido em seus filmes, e encerra com um pouco da história da sua inscrição no Rumos e do filme com o qual foi premiado. Trata-se do documentário 33, uma narrativa em primeira pessoa sobre sua busca por sua mãe biológica. Ficou curioso? Confira uma entrevista do diretor sobre o projeto, e tome lá uns bons cinco minutos e meio de cinema no vídeo:

 

 

O mais antigo dos Rumos, até a edição passada o Cinema e Vídeo concentrou exclusivamente a atenção na forma do documentário. “Era uma demanda da época, fruto da escassez de fomento. Hoje o quadro é diferente”, explica Roberto Cruz, gerente do núcleo de Audiovisual do Itaú Cultural, apontando para as mudanças no edital. Que incluem as carteiras Filmes e Vídeos Experimentais (obras que busquem novos modos de construção da narrativa, explorando a não-linearidade, ou formas originais de montagem, da hibridização de suportes e linguagens e da subversão de características dos meios de captação e finalização), Eventos Multimídia (live images, performances audiovisuais, cineinstalações, videoinstalações e espetáculos cênicos que utilizem em seus processos criativos preponderantemente os meios audiovisuais) e Documentários para Web (trabalhos que levem em conta a exibição em janela 480×360 e tela cheia, e abordem os temas especificados no edital).

As inscrições vão até dia 29 deste mês, e vale lembrar que há mais, muito mais informações sobre as especificidades de cada carteira aqui e aqui. Embora o documentário ainda seja contemplado, as carteiras dessa edição do programa abrem espaço para formas audiovisuais mais experimentais, que por definição são mais carentes de iniciativas de fomento. “Nos últimos anos, o Itaú Cultural tem estimulado um ambiente de experimentação do qual o Rumos é ao mesmo tempo consequência e criador”, arremata Roberto. Aliás, você já deu uma olhada na programação da semana, né?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s