1984, um livro de Claudiney Ferreira

Porto Velho

Porto Velho vista por Claudiney

 

Um post túnel-do-tempo, uma revelação histórica disfarçada de relato de viagem. Aproveitemos, cúmplice leitor, que o expedicionário Claudiney Ferreira caiu mais uma vez na estrada e só retorna dia 30 [depois de passar por Vitória, Teresina e Maceió], para abrir o jogo. Você que já se perguntou sobre os motivos pelos quais volta e meia ele aparece por aqui suspirando pelo Norte, a verdade está logo ali, no próximo parágrafo.

Há 25 anos, em fevereiro de 1984, o jovial C.F. desembarcou no Brasil lá de cima para fazer sua primeira matéria para a televisão. Sim, chocado amigo, o Claudiney do Jogo de Idéias havia acabado de ser contratado pela Fundação Roberto Marinho para apresentar os programas Jornal do Estudante e Profissão: Terra [dedicado a trabalhos ligados à agricultura], iniciando ali este repórter aqui:

 

 

“Fui selecionado entre 30 ou 40 candidatos. A proposta era reformular o jornal, que já existia, e numa reunião de pauta, após ter lido o livro Mad Maria do Márcio Souza, eu sugeri uma matéria sobre a restauração da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré“.

 

A estação e o jornalista, 25 anos depois

A estação e o jornalista, 25 anos depois

 

Esta deveria estar no YouTube, imagístico leitor: “fizemos uma tomada em que a locomotiva passava por mim num dado momento do texto. Tivemos que gravar seis vezes até dar certo. Levamos a manhã inteira pra gravar uma tomada de 2 minutos e meio”.

O então imberbe e já expedicionário jornalista passou 10 dias no Norte, com duas pautas na cabeça [além da matéria sobre a estrada, havia outra sobre os soldados da borracha] e um câmera à mão. Foi ali, na região que trilhou há algumas semanas com a caravana Rumos Itaú Cultural 2009, que Claudiney ouviu pela primeira vez a enfática melodia de um “gravando!”.

Anúncios

One thought on “1984, um livro de Claudiney Ferreira

  1. Pingback: Rumos na Intercom Sudeste « Rumos Itaú Cultural

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s