Cronistas da fronteira e outras crônicas

Fabio Malini oficinando em Boa Vista

Fabio Malini oficinando em Boa Vista

É verdade, fiel leitor, esta semana marca o fim da passagem da caravana Rumos Itaú Cultural 2009 pela região Norte do Brasil, com as duas últimas paradas marcadas para Belém (PA) e Manaus (AM). Mas não fique triste, não fique com saudades — as histórias são muitas e não param de chegar, serão ainda muitas e ficarão guardadas aqui, pertinho do cursor do seu mouse.

Agora mesmo, quando a turma desembarca em Belém, onde hoje, às 19h, tem a palestra Processos de Criação, com Ivana Bentes, você pode se informar sobre o passo-a-passo do desenrolar das oficinas lá em Boa Vista (RR), através do divertidíssimo Crônicas da Fronteira, blog do jornalista Edgar Borges, testemunha ocular da passagem do Rumos por aquelas bandas.

Edgar fala dos oficineiros, dos exercícios propostos, das conversas, e mostra os próprios resultados, tudo no espírito em tempo real destes dias de Twitter. É ele quem também dá a dica do ótimo blog do jornalista Luiz Valério, outra testemunha ocular a twittar as oficinas.

Boa leitura pra você. Mas antes, você aí de Belém, lembre-se da palestra logo mais. “Quem é, ou pode ser, hoje, um criador? O fim do especialista e a ‘intelectualidade de massas’. Práxis e poiesis. Resistência e criação. O estatuto do artista hoje. A criação no capitalismo estético”. Etc. & Tal. Sobre estas e outras questões você se inteira logo mais com a professora, ensaísta e curadora Ivana Bentes. Às 19h, no Instituto de Artes do Pará.

Onde amanhã, das 9h30 às 18h, Eliane Brum ministra a oficina Em Busca do Personagem: Um Olhar Singular, e em seguida, às 19h, André Brasil e Ronaldo Entler falam sobre Cinema Expandido: Novos Formatos, Novos Espaços.

Calma lá que não acabou. Turma de Manaus, alôu: também amanhã, às 19h, no Palacete Provincial: A importância do corpo nos processos de criação em arte contemporânea discutida por Christine Greiner, e Processos de Criação na Dança por Marcelo Evelin.

Agora sim, boa leitura. Tem mais textos, testemunhos e fotos aqui.

Anúncios

One thought on “Cronistas da fronteira e outras crônicas

  1. Eliane BRum..para onde vamos enviar nosso personagem???..Ah foi tudo maravilhoso..sua oficina foi diferente ..Parabens!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s