Notas do Norte: A história de um jornal histórico

E não é só o Rumos Itaú Cultural que conversa sobre blogs com a turma do Norte: a turma do Norte, por outro lado, também bloga sobre o Rumos. José Carlos Sá dá as boas-vindas à caravana recém-chegada a Porto Velho. Edna Samáira dá detalhes sobre a programação na mesma cidade e, em retrospectiva, o Coletivo Catraia faz um apanhado do que rolou em Rio Branco.

Será que tem mais? Tem mais sim, inquiridor leitor — mas fica pro próximo post, com direito a apresentação feita pela jornalista Eliane Brum, além de notícias de Porto Velho, quentes como, bem, um dia quente. Calma, curioso leitor, aceite um petisco enquanto isca: mais páginas do bloco de notas de Claudiney Ferreira, expedicionário do Rumos lá no Norte:

Histórias e Memória do Jornalismo no Acre

Capa da primeira edição do jornal Varadouro

Capa da primeira edição do jornal Varadouro

“Encontramos na Biblioteca Marina Silva, a Biblioteca da Floresta, o jornalista Elson Martins, decano do jornalismo acre(i)ano e que está na história da imprensa de resistência do Brasil com a edição do Varadouro – O Jornal das Selvas. O jornal foi editado em Rio Branco (AC) no período de 1977 a 1981, e foi a mais significativa experiência de imprensa alternativa e de ressitência à ditadura militar (1964/1985) no Estado do Acre. Sob o comando do Martins todas as edições do Varadouro estão em processo de digitalização no site da iblioteca. Por enquanto são 11 das 24 edições do jornal que tratou das mazelas de seringueiros, posseiros e índios do Acre. Cada edição de Varadouro rodava 7 mil exemplares quando Rio Branco contava com 100 mil habitantes. Hoje, com 400 mil habitantes, os quatro jornais da capital acre(i)ana rodam cinco mil exemplares.”

[Claudiney Ferreira]

Anúncios

One thought on “Notas do Norte: A história de um jornal histórico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s