Saudações amazônicas de Fabio Malini

Sim, intrépido leitor, o Rumos foi longe desta vez: embrenhou-se nos encantos dos recantos da região Norte e de lá manda notícias. “Desta vez” é modo de falar, claro, tanto por isso quanto porque foi longe sim, mas está exatamente aqui.

Mas falávamos de longe: depois da jornalista Eliane Brum, quem agora entra na roda do Rumos Itaú Cultural 2009 é Fabio Malini, também jornalista e professor da Universidade Federal do Espírito Santo, que inaugura hoje em Rio Branco (AC) a oficina Blogs, Estilos Textuais e a Construção da Reputação em Rede.

Por sinal fique ligado, ligadíssimo leitor, que é provável que role transmissão ao vivo da jornada. Sério mesmo, Malini? “Quero transmitir ao vivo sim. Já percebi que há uma intermitência do meu 3G aqui, mas vou tentar transmitir com uma webcam via Joost“, persevera. 

Embora seja sua primeira participação na caravana, o oficineiro e o Rumos estão longe de serem desconhecidos um do outro. No fim do ano passado, Malini participou do seminário de encerramento do Rumos Jornalismo Cultural 2007-2008, falando sobre o impacto dos blogs na produção tradicional de notícias. Hmmm, blogs. Voltamos a eles então? Confira o depoimento do longínquo rumeiro sobre o alcance dos blogs, a produção cultural da região Norte e a arte de olhar.

A oficina

“A oficina surgiu como uma forma de fazer um encontro com a turma que está a produzir blog em terras amazônicas. O blog, sem sombra de dúvida, é hoje um plataforma que revitaliza vários gêneros literários. Mas, mais importante, inventa outros. Então há uma urgência de cartografar quem são e o que produzem esses novos sujeitos do discurso no largo campo da opinião e da comunicação”.

“A oficina busca assim promover um encontro que se realiza de dupla forma, através da socialização de conhecimentos sobre os estilos literários e não-literários atuais da blogosfera e, ao mesmo tempo, da publicação de conteúdos gerados por essa turma neste blog“.

A região 

“Acredito que a escolha pela região Norte é feita de coragem, porque é uma região que tem um nível de produtividade blogueira que não está atrás de nenhuma outra região. Seu afastamento territorial dos grandes centros nacionais fez criar nesse território uma dinâmica de construção de identidade própria sem se fixar a um isolamento da cultura”.

“Então a blogosfera amazônica tem essa peculiaridade de se conectar a todos e manter os ideais da florestania. Quem pensa que a cultura se resume à aglomeração, esquece que ela é, antes de tudo, produção de formas de vida singular. E aqui tem inúmeras. Detalhe: a Amazônia está logo ali: no Twitter, na Blogosfera, nas Mídias Sociais…É só reconverter o olhar”.

***

Acertou em cheio, sagaz leitor, ao pensar aí com seus botões: “mas tem Rumos em outros lugares do Brasil também”. A semana é de Norte/Nordeste, e além da oficina em Rio Branco hoje também tem a palestra Processos de Criação na Dança, que o artista Vanilton Lakka leva a Natal (RN). A conversa acontece às 19h, no Teatrinho do Dep. de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. E não pára por aqui não, ó:

João Pessoa, PB: 26 de março, Teatro Lampião da Universidade Federal da Paraíba

26/03 — Palestra Processos de Criação, com Gilbertto Prado e Palestra Pré-determinação e adaptabilidade (O corpo em questão no Grupo Cena 11), com Alejandro Ahmed

Recife, PE: 26 e 27 de março, Fundação Joaquim Nabuco

26/03, às 19h – Palestra Processos de Criação, com Cecília Almeida Salles

27/03, das 14h às 17h — Oficina Introdução à Web Colaborativa, com Viktor Chagas

27/03, às 19h — Palestra A experimentação como acontecimento do agora, no agora, com Patrícia Moran

[Confira a programação para a sua cidade aqui.]

Anúncios

2 thoughts on “Saudações amazônicas de Fabio Malini

  1. Pingback: Notas do Norte: A história de um jornal histórico «

  2. Pingback: Rumos na Intercom Sudeste « Rumos Itaú Cultural

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s