O bloco na rua e o pé na estrada

E têm início hoje as tão aguardadas itinerâncias do Rumos 2009. Até o final de abril, uma grande caravana formada por representantes do Itaú Cultural e convidados de diversas áreas e especialidades percorrerá as capitais brasileiras promovendo encontros, palestras e oficinas sob o clima geral da discussão sobre processos criativos.

As aventuras dessa turma você acompanha aqui. As datas dos encontros também, é claro, para que você também possa participar em sua cidade. Vamos começar então com o roteiro da primeira semana de viagem. Mas o roteiro da aventura…bem, aventura não tem roteiro: lá vamos nós de prosa em prosa à espera do imprevisto. Mas por enquanto, vamos às datas:

Brasília, DF: 09 a 11 de março

09/03, 19h — Palestra Processos de Criação, com Christine Greiner, Suzette Ventureli e mediação de Fátima Burgos.

O foco da palestra é a importância do corpo nos processos de criação da arte contemporânea, sobretudo da segunda metade do século 20 em diante, e para linguagens como cinema, performance, teatro, dança, artes plásticas etc. A reflexão parte de três atuantes pensadoras da arte contemporânea: Christine Greiner é professora do Departamento de Linguagens do Corpo da PUC-SP, Suzete Venturelli é professora e pesquisadora da UnB, e Fátima Burgos é professora colaboradora do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UnB.

10/03, 19h — Palestra Processos de Dança, com Vera Sala

A idéia é voltar ao tema sob o ponto de vista específico da dança, contando para isso com a criadora, pesquisadora e professora da PUC-SP Vera Sala, que faz questão de começar a conversa renomeando sua palestra: “Prefiro chamar de diálogo”. O ponto de partida é a percepção dos processos criativos em dança como espaços de “estabilidades provisórias e instabilidades”.

11/03, 14h às 19h — Oficina Itaulab: Introdução à Web Colaborativa, com Viktor Chagas

Pesquisador da área de Mídia e Política, doutorando em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas e membro da equipe editorial do Overmundo, o escritor e jornalista Viktor Chagas propõe uma conversa sobre as possibilidades da web 2.0 para o cotidiano dos usuários, estimulando a produção multimídia de conteúdo pelos participantes e desmistificando a internet e o processo de escrita.

As atividades dos dois primeiros dias acontecem no Auditório do Centro de Física da Matéria Condensada — Prédio Multiuso 02, no Instituto de Artes da UnB.

No dia 11, a oficina acontece no Laboratório de Imagem e Som, no mesmo Instituto de Artes.

Campus Universitário Darcy Ribeiro

SG1 – Asa Norte

CEP: 70910-900

Goiânia, GO: 09 e 10 de março

09/03, 20h — Palestra Convergência das Mídias e Linguagens, com Ivana Bentes

O núcleo de Cinema e Vídeo do Rumos convida Ivana Bentes, professora da pós-graduação em Comunicação da UFRJ, a falar sobre o cruzamento de mídias e linguagens na cultura contemporânea. A professora apresentará um panorama de questões e obras que transitam pelo audiovisual, artes plásticas e midiarte a partir da análise de instalações, filmes e obras de videoarte. 

10/03, 20h — Palestra Processos de Criação, com Christine Greiner

A importância do corpo nos processos de criação em arte contemporânea volta a ser discutida pela professora Christine Greiner.

As atividades acontecem no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro

Cine Goiânia Ouro

Rua 03, esquina com a rua 09, nº 1016, Centro

CEP: 74023-101

Cuiabá, MT: 12 de março

12/03, 19h — Palestra Processos de Criação, com Laís Guaraldo e Palestra Processos de Dança, com Vera Sala

Doutora em Comunicação e Semiótica e professora do curso de Comunicação e Multimeios da PUC-SP, Laís Guaraldo enfoca os processos de criação naquilo que eles proporcionam em comum a criadores de todas as áreas: a investigação, o armazenamento de dados, as experimentações e escolhas, e suas relações com as possibilidades de articulação de linguagens, ferramentas e suportes. Além disso, a criadora, pesquisadora e professora da PUC-SP Vera Sala leva a reflexão ao público do ponto de vista da dança, pensando suas “estabilidades provisórias e instabilidades”.

Em Cuiabá, a conversa acontece no Sesc Arsenal

Av. 13 de Junho, s/n, Porto

CEP: 78020-001

Palmas, TO: 13 de março

13/03, 19h — Palestra Arte Cibernética: Processos, com Guilherme Kujawski e Palestra Processos de Criação, com Daniel Cardoso

O coordenador do núcleo de Arte e Tecnologia do Itaú Cultural, Guilherme Kujawski, articula questões comuns aos processos criativos referentes a várias expressões artísticas do campo da arte cibernética, como a arte robótica, os videogames e as iniciativas artísticas criadas em rede. Como jornalista, Guilherme Kujawski — ou Kuja, como é conhecido nos corredores do Itaú Cultural — atua na área de novas mídias e tecnologias desde 1993, sendo também autor do romance Piratas Siderais (Ed. Francisco Alves, 1994). O enfoque geral do tema é dado por Daniel Cardoso, doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e atualmente pesquisador dos processos de criação com os novos meios no âmbito da arquitetura e do urbanismo.

O encontro acontece no Auditório do Instituto Euvaldo Lodi.

104 Sul Rua SE-03 Lt 29

Edifício Armando Monteiro Neto

Plano Diretor Sul

CEP: 77020-016

***

As datas seguintes ficam para os próximos capítulos. Se você estiver em alguma destas cidades quando a caravana passar, não deixe de aparecer para o papo. Uma voz a mais é sempre uma idéia a mais, é sempre bem-vinda.

Anúncios

2 thoughts on “O bloco na rua e o pé na estrada

  1. Acho super interessante a ideia dos encontros itinerantes e a programação. É bom até mesmo para quem não vai se inscrever no projeto mas que se interessa pela discussão da produção intelectual/artística em diferentes aspectos.

    Seria bom se publicassem a programação das cidades com maior antecedência. Aguardo para ver como será em BH.

  2. Pingback: Rumos no Itaú Cultural | A vida como a vida quer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s