Rumos 2009: bem-vindo a esta idéia

Imagine uma idéia depois do seu início e antes do seu fim. Uma idéia andando. Sempre em movimento. Isto se chama processo.

O Rumos Itaú Cultural funciona assim. Idéia em movimento, nunca acabada, nunca próxima do fim – embora esteja na estrada há um bom tempo.

Há 12 anos o programa incentiva e fomenta a produção artística e intelectual brasileira em diversos setores e formatos. Os números do Rumos alcançam até agora 18 mil projetos inscritos e 794 contemplados, que atingiram/atingem um público de cerca de 2 milhões de pessoas em todo o país com eventos, apresentações e produtos apresentados e distribuidos sempre gratuitamente.

Por isso, embora novos editais do Rumos estejam sendo lançados, e embora o programa marque o início das atividades anuais do Itaú Cultural, vamos começar dizendo que esta semana o Rumos não começa – ele continua

Nesta terça, dia 03, acontece a abertura oficial do Rumos 2009, e a partir da quarta-feira estarão abertas as inscrições para projetos em Arte Cibernética, Cinema e Vídeo, Dança e Jornalismo Cultural (você pode se inscrever gratuitamente aqui, e conhecer um pouco mais as propostas dos editais nos links ali na parte superior do blog). Só que enquanto algumas áreas abrem editais, outras ainda reverberam atividades iniciadas nos anos anteriores. É o caso do Rumos Música, que promove uma série de shows ao longo desta semana, até domingo, dia 08.

Na sequência, a partir do dia 09, equipes ligadas aos núcleos responsáveis por cada um dos editais percorrerão as 27 capitais brasileiras para discutir um tema fundamental aos quatro programas: o processo de criação.

Durante os meses de inscrição do Rumos, esta verdadeira caravana se fará presente em cada estado do país, divulgando, refletindo e construindo junto ao público uma compreensão comum dos fenômenos culturais abordados pelos editais. Provocando, afinal, diálogo.

Este blog existe para ser parte desse processo, e para ser seu local de registro e memória. Aqui você acompanha a repercussão dos debates em cada cidade, tira dúvidas, dialoga e entende melhor como mapeamos o país em busca de talentos emergentes nas mais diversas áreas. A história, as histórias, os bastidores, os conceitos, as idéias que movem o programa e as notícias da viagem são a matéria-prima do que o leitor encontrará aqui.

A construção do blog, como a do próprio Rumos, é um processo aberto, do qual o diálogo é parte essencial. O leitor está convidado para a viagem que se inicia agora. Nenhum capacete, cinto de segurança ou bote salva-vidas, no entanto, acompanham o bilhete de embarque. Estas coisas vão de encontro àquilo que tem motivado o Rumos em todos esses anos: a disposição para o risco e para experimentar.

Anúncios

4 thoughts on “Rumos 2009: bem-vindo a esta idéia

    • Oi, Gabriela
      As datas, os locais e a programação para cada cidade serão divulgados por aqui até o final da semana. Fique ligada, e um abraço!

  1. OLá.

    queridos, uma dúvida vem me inquietando nos últimos dias.
    venho compartilhando um processo de pesquisa com um pesquisador/coreógrafo francês.

    estou bastante interessada em perticipar da seleção do rumos – na carteira de dança /pesquisa em dança contemporanea.
    existe algum impedimento da participação nele no processo de pesquisa.
    em tempo: serei a proponente do projeto .

  2. Pingback: O último post da temporada «

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s